Artigos

Documentos Essenciais para conseguir a Aposentadoria Especial

Você vai concordar comigo que a aposentadoria é uma etapa muito esperada pela maioria dos trabalhadores que possuíram uma árdua jornada de trabalho em ambientes prejudiciais à saúde.

A apresentação de toda documentação correta na hora do pedido lá no INSS é uma das etapas mais importantes para conseguir a sua aposentadoria de forma mais tranquila. Você já sabia disso?

Dessa forma, se você está pensando em se aposentar de forma especial, seja você médico, enfermeiro, dentista ou outro profissional que trabalhou em ambiente insalubre ou com periculosidade, é fundamental começar a organizar a sua documentação o quanto antes.

Sabe o porquê eu estou te alertando sobre isso? Simples: porque o planejamento para receber a melhor aposentadoria começa bem antes de entrada no seu benefício.

Então, diante desse cenário, posso te garantir que quanto mais informações relevantes você tiver sobre como funcionará a sua aposentadoria especial, melhor.

Para isso, o primeiro passo é saber todos os detalhes possíveis sobre a aposentadoria a que você tem direito e, com base nisso, já ir organizando a sua documentação.

E é justamente isso que te mostro neste artigo, acompanhe!

Documentos essenciais para Aposentadoria Especial

Muitas pessoas não dão tanta importância nessa etapa da aposentadoria e, assim, não fazem tanta questão de organizar toda a documentação necessária para dar entrada na aposentadoria no INSS, sob o argumento de que, caso negado o pedido, poderá entrar na Justiça.

Pois bem, preciso te informar que esse pensamento está totalmente equivocado e, como disse mais acima, o planejamento para conseguir o benefício com mais tranquilidade e agilidade começa bem antes de ir ao INSS.

E não só isso: apresentar a documentação incompleta ou incorreta na fase administrativa, ou seja, quando o pedido está no INSS, pode comprometer também o seu eventual processo na Justiça!

Por isso, é fundamental que você junte todos os documentos que vou te mostrar a seguir:

1.Carteira de trabalho

Apesar de parecer óbvio, eu preciso te falar que a Carteira de Trabalho é uma das armas mais importantes para você conseguir comprovar a sua atividade especial.

Entretanto, é muito comum as pessoas perderem ou não conservarem da forma certa a sua carteira de trabalho.

E posso te falar que isso vai gerar um dor de cabeça muito grande no futuro, uma vez que sem esse documentação, muita informação pode ser perdida ou ficar inelegível, o que afeta diretamente na comprovação da sua atividade especial.

Por isso, recomendo que você conserve e guarde à sete chaves a sua carteira de trabalho.

2. Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

O Perfil Profissiográfico Previdenciário, conhecido como PPP, é um documento exigido pelo INSS para você pedir a aposentadoria especial, como a do enfermeiro.

Nesse documento, são listadas informações sobre o seu trabalho, as suas atividades, se você era ou não exposto a risco e à agentes nocivos que prejudicaram a sua saúde e integridade física.

Ainda, no PPP, deve conter informações sobre os equipamentos de proteção individual (EPI), se você os recebeu, quais recebeu e se eles realmente serviram para te proteger.

Assim, esse documento é fundamental para você pedir a sua aposentadoria especial do INSS, já que, essa requer a comprovação de tempo de serviço em atividades nocivas à saúde do trabalhador.

3. LTCAT

Apesar de parecer complicado, LTCAT é a sigla para Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, sendo um laudo mais completo e elaborado pela empresa, no qual detalha sobre as condições ambientais da sua atividade.

Entretanto, preciso te falar que, por ser um documento mais elaborado, não é toda empresa que o disponibiliza.

Isso porque, o LTCAT é mais uma opção secundária para comprovação, utilizado caso você não tenha o PPP.

Conclusão

Se você pretende se aposentar de forma especial, você acabou de adquirir informações valiosas para evitar problemas maiores no futuro: entender sobre os requisitos e os documentos que precisa reunir antes de dar entrada na sua aposentadoria.

De forma mais prática e objetiva, a documentação errada ou incompleta, pode gerar os seguintes empecilhos:

  1. O seu benefício ser negado pelo INSS;
  2. A aposentadoria poderá ser concedida em um valor abaixo do esperado (principalmente se você trabalha ou já trabalhou em duas instituições);
  3. O processo poderá se prolongar e, com isso, você demorará mais para receber sua aposentadoria. 

Por fim, para evitar problemas futuros, é fundamental que você consulte um especialista em INSS, tendo em vista que o profissional analisará qual será a melhor forma para o recebimento do seu benefício.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados