Artigos

Advogado para aposentadoria

Preciso de um advogado para dar entrada na aposentadoria?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Uma dúvida muito comum feita pelo trabalhador que está perto de se aposentar, é se precisará de um advogado para dar entrada no benefício no INSS.

No geral, você pode realizar o pedido sem a ajuda de um advogado especialista.

O que pode até ser mais econômico em um primeiro momento. Entretanto, é muito importante que você tenha muita atenção para não se precipitar e deixar de receber o melhor benefício, por falta de orientação adequada.

Pois, com tantas categorias e regras de aposentadorias existentes hoje no INSS, é comum que várias pessoas tenham diversas dúvidas na hora de dar entrada no benefício.

Apesar de ser previsto na lei que o INSS deve orientar o trabalhador sobre qual modalidade de aposentadoria é a mais benéfica para ele naquele momento, não é isso que acontece na prática.

Muito pelo contrário: infelizmente, cada vez é mais comum segurados solicitarem uma aposentadoria bem menos vantajosa do que teria direito, não sendo devidamente instruídos pelo servidor do INSS.

Com isso, se você está próximo de dar entrada na sua aposentadoria do INSS, é importante que fique bem informado para não perder o seu direito de receber o melhor benefício.

Me acompanhe até o fim desse artigo para saber todas as informações necessárias antes de dar entrada na sua aposentadoria do INSS. Acompanhe!

Quando vou precisar de um advogado?

Contratar um advogado não é uma exigência para dar entrada em algum dos benefícios do INSS. Você, mesmo sozinho, pode solicitar a sua aposentadoria.

Contudo, é importante que você saiba quando realmente precisará do auxílio de profissional, e quando não será necessário.

O primeiro passo para isso é conhecer a sua situação, considerando a categoria de benefício previdenciário que pretende requerer.

Para você descobrir isso, o passo mais recomendado é que você passe por um planejamento completo com um especialista da área previdenciária.

Estou te alertando sobre isso porque existem situações em que, para ter direito ao melhor benefício, é imprescindível que o seu processo de aposentadoria seja acompanhado por um advogado especialista.

Para adiantar, já vou deixar aqui como exemplo algumas das situações mais delicadas em que, se não tiverem um devido acompanhamento de um profissional, podem trazer muita dor de cabeça para quem pretendia se aposentar com tranquilidade.

Veja se você se identifica com algumas dessas situações:

  • Está com contribuições faltando;
  • Perdeu a carteira de trabalho;
  • Não sabe quais são os documentos exigidos para dar entrada na aposentadoria;
  • Verificou que o INSS não considerou alguns períodos de contribuição;
  • Não sabe quais são as novas regras para ter direito ao benefício;
  • Possui dúvida sobre como o valor do benefício será calculado;
  • Tem dúvidas sobre qual é o benefício mais vantajoso no momento;
  • Entre outras.

Agora que você já sabe quando precisará do auxílio de um especialista, vou te explicar no próximo tópicos quais são as aposentadorias do INSS. Acompanhe!

Quais são as aposentadorias do INSS?

Como você já deve saber, atualmente, existem diversas categorias de aposentadoria do INSS, cada uma com as suas regras específicas.

Regras que, inclusive, passaram por alterações significativas com a Reforma da Previdência.

Porém, nem todo mundo foi atingido por pela Reforma, pois já adquiriram o direito de se aposentar em 12/11/2019, antes da vigência das novas regras.

Dessa forma, é realmente muito importante que você procure saber se a sua aposentadoria será analisada pelas regras antigas ou pelas trazidas pela Reforma que, em muitas situações, não são tão benéficas assim para o segurado.

Além disso, ainda existem aqueles trabalhadores que estavam há 2 anos ou menos para se aposentar quando a Reforma da Previdência começou a valer e, por isso, podem passar pelas regras de transição.

Por que contratar um advogado para se aposentar?

Um advogado previdenciário, ou seja, especialista em INSS e Previdência Social, consegue enxergar detalhes sobre as regras e os seus direitos que muitas vezes passam desapercebidas.

Além disso, tem o domínio sobre os cálculos de tempo de contribuição e valores de benefício, por exemplo, para entender se esse realmente é o melhor momento para você se aposentar.

Estou te falando isso porque já atendemos muitos casos aqui no escritório em que as pessoas iniciam o pedido de forma incorreta, faltando documentos ou optando por uma aposentadoria menos vantajosa para elas.

Se não deseja que isso também ocorra com o seu benefício, é recomendado que você realize um planejamento previdenciário com um especialista em direito previdenciário.

O planejamento previdenciário é um amplo estudo feito pelo advogado para verificar qual será a melhor estratégia para o seu caso.

Com a orientação correta e especializada, é possível que você alcance as melhores vantagens para realizar o pedido da sua aposentadoria com o valor e no momento certo.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat