Artigos

Qual é o melhor banco para receber a aposentadoria ou pensão?

Qual é o melhor banco para receber a aposentadoria ou pensão?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você que recebe aposentadoria ou pensão do INSS, pode optar por qual banco em que quer receber o benefício.

Talvez você pense que só é possível receber com o cartão magnético de benefício, porque quando o INSS libera o benefício, esse cartão é emitido de forma automática.

Entretanto, você pode alterar o recebimento desse cartão de benefício para uma conta-corrente ou poupança.

Qual é o melhor banco para receber a aposentadoria ou pensão?

Se você recebe do INSS pelo cartão magnético de benefício, aquele enviado pelo banco, já sabe que não existem vantagens e nem mesmo é possível consultar o saldo pela internet ou telefone.

Assim, é provável que você encontre ofertas de vários bancos, inclusive, receba ligações, SMS ou cartas dos bancos, para abrir contas ou fazer empréstimos.

Então, para ter mais praticidade e vantagens, você quer receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança.

Porém, está com dúvidas sobre qual o melhor banco para receber a aposentadoria ou pensão.

Na verdade, não existe o melhor banco para você receber o seu benefício do INSS, mas sim aquele que melhor pode atender você, de acordo com o que você precisa e que tenha um bom atendimento, sejam mais rápidos e prestativos.

Atualmente, você só consegue receber o benefício do INSS nos maiores bancos, então, ainda não é possível receber nos bancos digitais.

> Leia: Por que os bancos ligam tanto para os aposentados e pensionistas?

Como escolher o melhor banco para receber a aposentadoria ou pensão?

De início, recomendo que você busque algum banco que seja mais próximo da sua casa ou outro lugar de fácil acesso para você.

Também, peça indicação de pessoas próximas que recebam o benefício em conta-corrente ou poupança, para saber se o banco tem um bom atendimento e vantagens.

Em geral, nos bancos públicos como o Banco do Brasil e Caixa, você não terá muitas vantagens ou poder de negociação em relação às tarifas.

Entre esses dois bancos, talvez o Banco do Brasil seja melhor para você, por ter mais vantagens e um aplicativo bem fácil de manusear.

Agora, nos bancos privados como o Bradesco, Itaú e Santander,  costumam ter um atendimento melhor e, ainda, muitas vantagens para aposentados e pensionistas.

Nesses bancos privados, é possível ter isenção ou redução das tarifas, além de ter acesso facilitado ao crédito e cartão consignado.

No Bradesco, por exemplo, você consegue a isenção da tarifa mensal por até 12 meses, além de fazer a prova de vida por biometria (leitura da mão) no caixa eletrônico.

No Santander, você tem até 3 meses grátis da tarifa mensal, 10 dias sem juros se usar o cheque especial, além de um cartão de crédito sem anuidade (caso você gaste ao menos R$ 100 por mês).

Porém, é você que precisa avaliar o que pode ser melhor para você, inclusive, trocar de banco depois de algum tempo, caso não esteja gostando do atual.

Com alterar o banco no INSS?

Você pode escolher o banco em que quer receber quando for fazer o pedido da sua aposentadoria ou pensão, basta levar o extrato ou algum documento que informe o número da sua agência e conta.

Entretanto, é possível transferir o recebimento de cartão de benefício para conta-corrente ou poupança.

Agora, se você já recebe em uma conta do banco, você também pode solicitar a transferência de agência ou de um banco para outro.

Exemplos:

  • transferir de uma agência do Bradesco para outra do mesmo banco, mas que seja mais próxima da sua casa; ou
  • transferir o benefício do Bradesco para o Itaú, por exemplo.

Clique aqui e leia nosso artigo completo para saber como transferir o benefício do INSS.


>> Acompanhe nossa página no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

WhatsApp chat