Artigos

Parcela extra do seguro-desemprego é barrada

Parcela extra do seguro-desemprego é barrada

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Notícia | Com informações do G1 e UOL Economia

Trabalhadores demitidos entre 20 de março e 31 de julho deste ano, no ápice da pandemia do novo coronavírus, não terão direito a parcelas extras do seguro-desemprego. A decisão foi tomada dia 4/11 pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

A proposta era defendida pelos representantes dos trabalhadores no conselho. Segundo o Ministério da Economia, essas parcelas extras custariam R$ 7,3 bilhões ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A proposta foi rejeitada por 12 votos a 6. O Codefat é formado por 18 integrantes, sendo 6 do governo, 6 dos empregadores e 6 dos empregados.

Rejeitada a parcela extra do seguro-desemprego para quem foi demitido na pandemia

Com votos contrários dos conselheiros do governo e representantes de empresas, o Codefat rejeitou, com 12 votos contra e 6 favoráveis, a proposta para pagar parcelas extras do seguro-desemprego aos trabalhadores, por causa da crise causada pela pandemia.

O grupo contrário aos pagamento de parcelas extras do benefício também não apresentou nenhuma contraproposta. O conselho é um órgão deliberativo ligado ao Ministério da Economia e que tem participação de governo, empresários e trabalhadores.

Representantes de trabalhadores no Codefat propuseram liberar 2 parcelas extras do seguro para quem fosse demitido até 31 de dezembro deste ano. O governo não aceitou, argumentando que isso aumentaria muito as despesas.

A contraproposta formulada por uma comissão era mais restrita que a dos representantes dos trabalhadores, e beneficiaria menos pessoas. A ideia era conceder até 2 parcelas extras apenas para quem foi demitido sem justa causa entre 20 de março e 31 de julho de 2020.

Atualmente, o trabalhador recebe entre 3 e 5 parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo trabalhado e de quantas vezes já fez o pedido.


Quer receber essas informações atualizadas no seu WhatsApp? Clique aqui e envie a palavra PARTICIPAR.


▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat