Artigos

Pente-fino: confira se você foi convocado para perícia do INSS

Pente-fino do INSS: lista de convocação

Notícia

Foi publicada pelo INSS uma lista de convocação com mais 95 mil segurados que precisarão agendar a perícia do pente-fino para não ter o benefício suspenso.

Nessa nova convocação, estão os nomes dos beneficiários que, por algum motivo, por não responderam à primeira notificação do INSS, que começou em agosto desse ano.

Assim, o beneficiário que esteja com o nome na lista, deverá agendar a perícia médica de reavaliação até o dia 11 de novembro.

A convocação foi feita pelo Diário Oficial da União, e para saber se você terá que agendar a perícia de revisão, clique aqui para conferir se o seu nome e o número do seu benefício constam na lista.

Pente-fino 2021

Em 2021, beneficiários do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), foram notificados pelo INSS para agendar a perícia de revisão do benefício.

Conforme o portal de notícias Folha de São Paulo, só em julho, já foram notificados cerca de 170 mil segurados que precisam ter a incapacidade comprovada mais uma vez, para continuar com direito ao benefício.

A notificação do INSS foi feita das seguintes formas:

  • mensagem de texto no celular ou e-mail cadastrados no sistema;
  • pelo caixa eletrônico do banco em que recebe o benefício;
  • pelo Portal Meu INSS;
  • através de cartas enviadas para o endereço cadastrado.

Após notificado, é necessário apresentar a defesa prévia. É por ela que vai ser comprovado o seu direito de estar recebendo o benefício.

No caso dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, essa defesa é feita através do agendamento da perícia de revisão.

Na lista de convocação divulgado pelo INSS, consta os nomes dos segurados que não responderam à primeira notificação.

Ou seja, se a notificação foi feita pelos correios e o endereço do segurado não foi encontrado, por exemplo, é provável que esteja com o nome na lista.

O que fazer após ter sido convocado?

Se você verificou que o seu nome aparece na lista de convocação do pente-fino do INSS, não significa que o seu benefício já foi suspenso.

Até porque, quem é convocado pelo INSS ainda tem a chance de se defender. Mas, claro, toda cautela é pouca na hora de responder à convocação.

O convocado tem até o dia 11 de novembro para agendar a perícia médica de revisão.

Caso não marque a perícia no prazo estabelecido, o seu benefício será cancelado.

Por isso, veja agora como agendar a perícia de revisão!

Como agendar a perícia médica de revisão?

A perícia de revisão deverá ser agendada para verificar se você ainda tem direito ao benefício por incapacidade do INSS.

O objetivo da perícia e revisão é verificar se você está incapacitado para o trabalho.

Dessa forma, se você foi convocado, precisará, no prazo informado pelo INSS, realizar o agendamento pelo telefone 135 ou através do Portal do Meu INSS.

O objetivo da perícia de revisão é verificar se você ainda tem direito ao benefício do INSS, a fim de evitar possíveis fraudes.

Para quem precisa continuar recebendo o benefício do INSS, é imprescindível comparecer à perícia de revisão, como todos os documentos que comprovem, de fato, a incapacidade.

Documentos que não podem faltar:

  • Documentos pessoais originais com foto: RG, CTPS, CNH, entre outros. Isso comprovará que você não está se passando por outra pessoa.
  • Documentação médica atualizada: Laudos, Receitas médicas, Tratamentos realizados.

Resultado da perícia de revisão

 A perícia de revisão poderá resultar em três possibilidades:

  1. Benefício prorrogado: a incapacidade foi constada e, como a pessoa ainda não está apta ao trabalho, continuará recebendo do INSS.
  2. Conversão em aposentadoria por invalidez: nesse caso, não só ficou comprovada a incapacidade do segurado, como também que tal incapacidade é permanente.
  3. Alta médica: nessa possibilidade, o perito médico pode constatar que o segurado não está mais incapaz e, dessa forma, já pode retornar ao trabalho.

Dentre todos, o pior cenário que pode acontecer é o terceiro resultado.

Imagine a triste situação de quem não pode trabalhar por estar incapacitado e ainda teve o auxílio-doença encerrado pelo INSS?!

Caso o INSS efetue o encerramento do seu benefício, você poderá:

  • aguardar mais 30 dias para solicitar um novo pedido administrativo;
  • recorrer administrativamente no próprio INSS: esse recurso é feito na mesma agência em que você pediu o benefício, depois é encaminhado para a Junta de Recursos da Previdência Social e então, o seu pedido será reanalisado;
  • entrar com processo na Justiça: uma opção bastante favorável ao segurado, já que o pedido é analisado na Justiça de forma mais abrangente.

Apesar de a contratação de um advogado não ser obrigatória em nenhum desses casos, é recomendado que você encontre um especialista em direito previdenciário para analisar qual será a melhor solução para o seu caso.

Pronto! Agora você sabe o que fazer após ter sido convocado pelo INSS.

Realmente, são muitas informações! Mas caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com um profissional que realmente entenda o seu caso.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados