Quando você pede um benefício no INSS, como aposentadoria, auxílio-doença ou pensão, é possível acompanhar o pedido pelo Meu INSS ou no telefone 135, sem precisar ir à agência.
Os benefícios da Previdência Social foram criados para cobrir questões que acontecem no decorrer da sua vida, como doença, invalidez, maternidade e, até mesmo, a morte. Além disso, existem as aposentadorias.
Depois de pedir algum desses benefícios, é possível saber pela internet se o pedido foi aprovado, negado ou se ainda está sendo analisado pelo INSS. O primeiro passo é fazer o seu cadastro no Meu INSS, o sistema eletrônico da Previdência.
No entanto, você ainda pode ligar no telefone 135 para saber como está o seu pedido de benefício do INSS. Mas a gente sabe que é bem demorado para atender, por isso, recomendo o Meu INSS.
O que é o Meu INSS?
A Previdência Social tem modernizado seus serviços nos últimos anos. O Meu INSS é uma plataforma online criada pela Previdência para facilitar a vida dos trabalhadores que precisam dos serviços e benefícios.
Pode ser acessado pelo site ou aplicativo para celular Android ou iOS.
No sistema, você pode simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, o status das solicitações, a carta de concessão do benefício.
Além disso, você consegue acessar todo o seu histórico de trabalho (o extrato CNIS), períodos trabalhados, empregadores, benefícios recebidos e vários outros serviços.
Agora, se você quiser tudo sobre o Meu INSS, inclusive, como fazer o seu cadastro, clique aqui e leia nosso artigo exclusivo.
Como pedir um benefício no INSS?
Já comentei com você que a Previdência tem atualizado e modernizado seus serviços nos últimos anos. Hoje, é possível pedir benefícios pelo site ou aplicativo Meu INSS, além de agendar pelo telefone 135.
Então, sem sair de casa você pode pedir benefícios do INSS, além de acessar o resultado dos requerimentos, fazer agendamento de perícia médica, acessar o extrato CNIS e vários outros serviços.
Por causa dessa modernização, pedir um benefício no INSS se tornou bem simples, pois não precisa mais comparecer a agência do INSS, evitando que você fique horas e horas aguardando o atendimento.
No entanto, é preciso ficar atento na hora de pedir o benefício, porque tem um detalhe muito importante que permite acompanhar o seu pedido de uma bem mais simples. Acompanhe!
Como acompanhar o pedido de benefício no Meu INSS?
É muito simples acompanhar o andamento do seu pedido de benefício pelo Meu INSS. Inclusive, em alguns benefícios é possível acessar o resultado mesmo sem ter a senha, apenas com os seus dados pessoais.
Ao pedir o seu benefício pelo Meu INSS, você deve marcar SIM marcar na opção ‘Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?’. Com isso, você não precisa esperar a carta pelos Correios.
No entanto, o sistema foi atualizado e mesmo se você não tiver marcado essa opção, ou se o pedido do benefício foi feito pelo telefone 135, ainda é possível acessar o resultado pelo Meu INSS. Ainda bem!
Hoje, todos os pedidos de benefícios feitos ao INSS aparecem no Meu INSS.
O acompanhamento digital do benefício do INSS pode agilizar o seu processo
Ao fazer a opção pelo acompanhamento digital através do e-mail, você pode responder às solicitações e prazos do INSS muito mais rápido. Com isso, agilizar o seu processo de pedido ou de recurso contra uma decisão do INSS.
Para facilitar, vamos a um exemplo:
Você pediu sua aposentadoria por idade através do Meu INSS e optou pelo acompanhamento digital através do seu e-mail. Porém, o INSS precisa de mais alguns documentos para decidir se aprova ou não o benefício.
Assim que ele atualizar o andamento do seu processo, você recebe um e-mail sobre essa solicitação e pode responder muito mais rápido do que se tivesse de aguardar uma carta do INSS pelos Correios.
Esse detalhe facilita muito a sua vida, porque não é preciso ligar todo dia no INSS, acessar o site ou depender da chegada de uma carta do INSS no seu endereço. É só acessar o e-mail e as informações estarão lá. Muito simples, não é mesmo?!
Para garantir que essa opção seja útil para você, é preciso ficar atento a sua caixa de e-mail e conferir também a caixa de SPAM. Caso não tenha familiaridade com a ferramenta e ainda tenha dúvidas, entre em contato com o INSS ou com um advogado de sua confiança para te auxiliar.
Vou te mostrar agora o passo a passo para acompanhar ou ver o resultado no Meu INSS do pedido de aposentadoria, auxílio-doença, pensão e outros:
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (no Google Play ou na App Store);
- Clique em Entrar, digite seu CPF e, depois, sua senha; se você ainda não tiver senha, clique aqui e saiba como se cadastrar;
[imagem]
- Selecione a opção Agendamentos / Solicitações
[imagem]
- Agora, encontre o pedido do benefício que você quer acessar; você precisa verificar o que está escrito em Situação
[imagem]
O que pode aparecer?
1) Concluída: significa que o INSS já analisou o seu pedido e tem uma resposta para lhe dar. Para ver a decisão, é preciso clicar na lupa ao lado direito do quadro. Vai abrir uma página com todo o andamento do pedido. Vá até o final dela para ver a resposta do INSS. O instituto poderá informar se o benefício foi aceito ou negado.
2) Em análise: o INSS ainda não tem uma decisão final sobre sua a solicitação. Ao clicar na lupa, você consegue ver que o pedido foi recebido pelo INSS, mas ainda precisa esperar para saber se terá direito ao benefício. Clique aqui e saiba o que fazer se a análise estiver demorando muito.
3) Cumprimento de exigência: significa que o INSS precisa de mais documentos ou informações para analisar corretamente o seu pedido. Nesse caso, você pode clicar na lupa e descer para verificar o que está faltando. Nessa mesma tela terá o botão ‘cumprir exigência’ para você enviar o documento ou escrever as informações.
- Depois de clicar na lupa, você tem acesso aos detalhes do pedido, desça a página e encontre a aba de comentários
[imagem]
- No final da página, você também pode clicar em Baixar Processo para ter informações ainda mais detalhadas sobre a decisão do INSS.
[imagem]
Pedido deferido (aprovado). O que fazer?
Quando você clica em ‘Baixar Processo’, é possível acessar todos os detalhes do seu pedido feito ao INSS. Mas é preciso saber quando e onde será o pagamento.
Para ter acesso a essas informações, você deve acessar a carta de concessão do benefício no próprio Meu INSS. Nessa carta tem informações como valor, calculo, banco, etc. Veja:
[imagem]
Clique aqui e veja todos os detalhes para acessar a sua Carta de Concessão do Benefício do INSS.
Pedido indeferido (negado). O que fazer?
Se você teve o seu benefício negado, é possível entrar no próprio INSS com um recurso administrativo para tentar reverter a situação. Outra opção é buscar a Justiça.
O momento de pedir algum benefício para a Previdência Social tem se tornado uma dor de cabeça para muitas pessoas.
Isso tem acontecido por diversos motivos, por exemplo: a falta de peritos especialistas e, até mesmo, para conter o aumento dos gastos da Previdência. Um absurdo!
Por isso, a cada dia tem sido muito comum ter o pedido de benefício negado pelo INSS, como aposentadorias e auxílios.
- Clique aqui e conheça 4 opções para você que teve o benefício negado pelo INSS
Em todos os casos, você precisa agir o mais rápido, pois os pedidos têm prazos definidos para serem feitos. Além disso, os recursos e processos judiciais podem levar bastante tempo.
Portanto, fale com um advogado especialista nessa área, ele pode te ajudar a conseguir o seu benefício!