Artigos

Tempo afastado por auxílio-doença conta para aposentadoria?

Tempo afastado por auxílio-doença conta para aposentadoria?

Sim! O período que você ficar afastado recebendo auxílio-doença, pode contar para conseguir sua aposentadoria.

Sabemos que o tempo afastado em auxílio-doença, ou aposentadoria por invalidez, pode durar meses ou vários anos. Então, é normal que você tenha essa dúvida.

Entretanto, após finalizar o recebimento do auxílio, você precisa fazer no mínimo mais uma contribuição ao INSS.

Exemplo: se você precisar de 35 anos de trabalho para se aposentar, porém, após 25 anos de trabalho, foi afastado e passou a receber o auxílio-doença durante 5 anos, terá de trabalhar mais 5 anos para se aposentar.

Atenção! Após a alta médica, você tem até 1 ano para voltar a pagar o INSS. Após 1 ano, se você não contribuir para o INSS, você deixa de ser segurado e o tempo que ficou afastado não vai contar para a sua aposentadoria.

O período de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez é contado de forma automática na aposentadoria?

Em geral, muitas pessoas não sabem o porquê o seu pedido de aposentadoria foi negado. Esse período recebendo o auxílio pode ser um dos motivos.

Às vezes, a contagem não é automática nesses casos do afastamento, assim, é necessário entrar com recurso administrativo no INSS ou, até mesmo, com ação na Justiça.

Então, se você foi afastado por doença ou acidente e, após o fim desse afastamento, fez os pagamentos ao INSS (por guia ou descontado pela empresa em que trabalha), o INSS deve considerar esse período na sua aposentadoria.

Portanto, não esqueça de conferir se esse tempo foi incluído no seu extrato do CNIS, no sistema Meu INSS (meu.inss.gov.br).

Aposentadoria especial

As pessoas que trabalham expostas a agentes prejudiciais à saúde e integridade física, de forma contínua e ininterrupta, como calor ou barulho em excesso, podem ter direito à aposentadoria especial.

Para ter direito à aposentadoria especial, existe um tempo mínimo de trabalho em contato com esses agentes nocivos, que varia entre 15, 20 ou 25 anos.

Então, se você trabalha nessa condição de serviço especial e ficou afastado recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, esse período também conta para conseguir a aposentadoria especial.

Aqui, também se aplica a regra de fazer ao menos uma contribuição depois da alta médica.

> Leia mais: Tempo afastado por doença conta para aposentadoria especial?

Conclusão

O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são momentos complicados na vida dos trabalhadores, porque há muitas incertezas e o INSS também não ajuda.

Então, é importante que você saiba de informações como essa que compartilhamos aqui.

Portanto, o período que você ficar afastado recebendo auxílio-doença, pode, sim, contar para a sua aposentadoria.

Tem alguma dúvida? Fale com um advogado especialista em INSS.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados