Você pode ter o auxílio-doença negado, porém, ser impedido de voltar a trabalhar pelo médico do trabalho.
Portanto, acredito que você chegou até aqui porque pediu o auxílio-doença no INSS, passou pela perícia médica e o seu pedido foi negado desde o início, ou você pediu prorrogação e o INSS não aceitou.
Por outro lado, você também se encontra afastado do trabalho em razão dos atestados do seu médico que te acompanha e ele diz que você ainda não pode voltar ao trabalho.
Entretanto, quando o INSS não aceita o seu pedido ou informa que você já esteja apto ao trabalho, você deve levar essa decisão até a empresa e passar pelo médico do trabalho.
Então, ao chegar na empresa para trabalhar, é encaminhado ao médico do trabalho e ele diz que você não está em condições de saúde e fica impedido de trabalhar. Portanto, ele concorda com o seu médico pessoal.
Nesse caso, é normal você ficar confuso. Por isso, vou te explicar agora o que fazer.
Você teve o auxílio-doença negado e não o deixaram voltar a trabalhar. O que fazer?
Essa situação é bastante comum, afinal, a medicina não é uma ciência exata.
Nesse caso, você precisa ficar muito atento, pois, cada passo vai ser importante para garantir os seus direitos.
Ao pedir a prorrogação do auxílio-doença ou auxílio-acidente, a perícia médica do INSS pode considerar que você já esteja apto para voltar ao trabalho.
Entretanto, o médico do trabalho da empresa pode considerar que você esteja inapto para o trabalho, ou seja, que você ainda não tem condições de voltar às suas atividades.
Nessa situação, você fica impedido de retornar ao trabalho, mesmo se colocando à disposição da empresa, com objetivo de retornar ao seu posto de trabalho e executar as suas tarefas cotidianas.
Com certeza, isso gera uma incerteza jurídica, pois você ganhou alta na perícia de avaliação do INSS, mas a empresa não o aceita de volta.
Então, você está numa espécie de limbo, sem o pagamento do INSS e sem o salário da empresa.
> Leia: Auxílio-doença negado pelo INSS. O que fazer?
Documentos importantes para pedir a revisão
Primeiro, guarde uma via ou cópia do laudo de conclusão do médico do trabalho, aquele documento com a informação que você não está apto a trabalhar.
Com esse documento, há possibilidade de exigir da empresa os seus salários, pois não foi permitida a sua volta ao trabalho.
Esse mesmo documento também vai servir como uma das provas num eventual recurso no INSS ou, ainda, uma ação na Justiça.
O que fazer?
Infelizmente, se as tentativas com a empresa e com o INSS não derem certo, você precisará acionar a Justiça para que ela decida o que deve ser feito.
Nesses casos, se você tiver o auxílio-doença negado, porém, foi impedido de voltar a trabalhar pelo médico do trabalho, recomendo que você procure um advogado especialista em INSS, porque ele vai lhe ajudar a resolver esse problema.