Artigos

O presidente Jair Bolsonaro é aposentado

O presidente Jair Bolsonaro é aposentado? Por quê?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Atualmente, somos bombardeados com várias informações todos os dias. Por isso, tem-se dificultado a identificação do que é verdadeiro ou falso.

No Brasil, somos um país democrático, então, é comum as pessoas pesquisarem bastante a vida dos nossos líderes políticos.

Neste artigo, vou falar sobre a aposentadoria do atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Aqui, não tenho interesse em defender ou denegrir o atual presidente.

Vou apenas te explicar sobre esse assunto, com base em informações dos órgãos federais e de grandes sites de notícias.

O presidente Jair Bolsonaro é aposentado?

O atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro, iniciou sua carreira no exército 1973 e em entrou para a reserva remunerada em 1989.

Isso aconteceu porque, em 1988, ele foi eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, e assumiu o mandato em 1989.

A regra prevista no Estatuto dos Militares diz que o integrante das Forças Armadas, se for eleito para cargo político, será transferido para a reserva remunerada.

Essa reserva é diferente da aposentadoria, porque o militar ainda pode ser convocado para as atividades, se for necessário.

Portanto, o militar na reserva segue à disposição das Forças Armadas, enquanto o militar reformado está afastado de forma definitiva ou aposentado.

No caso de Bolsonaro, não foi necessário esse retorno às Forças Armadas, portanto, ele continuou recebendo sem precisar exercer as suas atividades, conforme prevê as leis.

Mesmo que queira seguir na ativa, o militar é obrigado ir para a reserva, para tentar evitar a influência de interesses político-partidários.

Em 2015, Bolsonaro completou 60 anos, assim, por ter atingido a idade-limite de permanência na reserva remunerada do Exército, o atual presidente passou a ser capitão reformado.

Por isso, o atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro, é capitão reformado das Forças Armadas do Brasil, ou seja, é aposentado pelo Exército Brasileiro.

Artigos relacionados

WhatsApp chat