O que acontece se você não fizer a prova de vida?

Todos os anos, você que é aposentado e pensionista não pode deixar de fazer a prova de vida do INSS!

Esse cadastro acontece para evitar que as pessoas recebam indevidamente os benefícios e, com isso, previne as fraudes contra o INSS.

A prova de vida (ou fé de vida) é feita no próprio banco em que você recebe o benefício, com a apresentação de um documento com foto.

Agora, para as pessoas com extrema dificuldade de locomoção ou os idosos com mais de 80 anos, é possível pedir uma visita do INSS.

Assim, o próprio INSS deve ir até à pessoa em sua casa ou no local indicado no pedido para fazer a fé de vida.

Clique aqui e saiba como pedir essa visita do INSS.

O que acontece se você não fazer a prova de vida?

Se você não fizer a prova de vida dentro do prazo, o seu benefício do INSS pode ser suspenso ou cancelado.

Às vezes, o próprio INSS prorroga o prazo limite para as pessoas realizarem a fé de vida, mas, em alguns casos, é necessário ir até à agência do INSS.

Entretanto, após 6 meses do prazo limite para fazer a prova de vida, o seu benefício pode ser cancelado pelo INSS.

Como saber a data-limite da prova de vida?

Você deve verificar no banco em que recebe o seu benefício, pois em cada banco existe uma regra.

Em geral, as regras para fazer a prova de vida, são:

• data do aniversário da pessoa;
  • data de aniversário do benefício (data em que foi aprovado);
  • 1 mês antes de vencer a última prova.

Além de existir esse calendário, os bancos informam sobre a data-limite em mensagens no caixa eletrônico, internet, app ou SMS.

Entretanto, tenha cuidado e não clique em nenhum link que você receber, porque a fé de vida, por enquanto, só pode ser feita de maneira presencial.

Também, fique atento ao prazo final para fazer a sua prova de vida, porque você pode ter sérios problemas se não fizer, como ter o benefício cancelado.

Também, fique atento ao prazo final para fazer a sua fé de vida, porque você pode ter sérios problemas, como ter o benefício cancelado.

Acompanhe nossa página no Facebook e no Instagram.