Artigos

Aposentado pode receber auxílio-doença?

Aposentado pode receber auxílio-doença?

Atualmente, tem sido bastante comum os aposentados continuarem trabalhando.

Não há nenhum problema nisso, pois você já atingiu os requisitos para se aposentar, mas quer continuar trabalhando, em principal, para ter um complemento na renda.

Nesse caso, após começar a receber o benefício, você não perde os seus direitos trabalhistas e continua pagando normalmente o INSS.

A empresa precisa pagar o seu FGTS e os demais benefícios que são pagos aos outros funcionários, pois não há nenhuma diferença entre vocês.

No FGTS, você pode optar por sacar todo mês, para isso, você deve solicitar à Caixa a transferência mensal.

Ainda, você pode receber o 13º salário da empresa e, também, da aposentadoria. Além de vale-alimentação e plano de saúde, se houver.

Aposentado pode receber auxílio-doença?

O auxílio-doença é pago ao trabalhador que ficar afastado do trabalho por doença que cause a incapacidade total e temporária.

Além disso, é necessário cumprir alguns requisitos como tempo de contribuição e período de carência.

Você que já está aposentado tem os direitos trabalhistas que comentei acima, porém não tem direito a alguns benefícios da Previdência Social.

Inclusive, mesmo em casos de afastamento do trabalho por mais de 15 dias, em razão de doença ou acidente, você que é aposentado não terá direito de receber o auxílio-doença.

Isso ocorre porque você já recebe uma benefício da Previdência Social e, por isso, a lei diz que a aposentadoria não pode ser paga junto ao auxílio-doença, mesmo que seja por acidente.

Entretanto, se você está doente ou sofreu um acidente, você terá direito à reabilitação profissional do INSS.

Nesse caso, o INSS deve fornecer cursos de capacitação, próteses, órteses, além de auxílios para transporte e instrumento de trabalho.

É importante saber que esse pedido de reabilitação são meios para você voltar a exercer sua profissão, mas não é nada fácil conseguir.Então, é provável que você precisará entrar com processo na Justiça para garantir o seu direito.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados