Artigos

a

Advogado de INSS: como escolher o melhor?

Vou ser sincero com você: de fato, contratar o profissional de Advocacia não é obrigatório nas questões do INSS!

Isto porque é possível dar entrada em requerimentos de aposentadorias e benefícios “sozinho”, através do próprio site/aplicativo Meu INSS.

Também é possível efetuar o agendamento do seu pedido pela Central 135.

Por outro lado, ao não contratar um advogado, você pode estar perdendo a chance de se aposentar (ou receber um benefício) em melhores condições.

Afinal, é mais comum o INSS cometer erros do que realmente dar o que é justo ao trabalhador.

Não é (somente) um problema do órgão em si, o erro muitas vezes está em pedidos que acabam sendo feitos de maneira incompleta.

Por vezes, faltando comprovação do tempo mínimo de contribuição, dentre outros fatores que podem prejudicar a sua renda mensal inicial, ou até a aprovação do pedido.

Além disso, é comum que os servidores do INSS te indiquem uma forma de se aposentar não tão benéfica quanto a que você teria direito.

Assim, não percebendo algum erro no benefício num primeiro momento, o trabalhador percebe por si só quando já é tarde ou através da contratação de especialista, quando possível.

Se você já pesquisou sobre o assunto, já deve ter reparado em quantas regras de aposentadorias e benefícios existem, ainda mais após a Reforma da Previdência.

O assunto é tão complexo que existe uma parte do Direito dedicada apenas para estudar das questões relativas ao INSS e outras modalidades de previdência: o direito previdenciário.

Logo, não é todo advogado que conhece tais regras, o que requer muita atenção na hora de contratar um especialista da área.

Para te ajudar a escolher o melhor profissional, listamos as principais características a serem buscadas na hora de contratar um especialista nas questões relativas ao INSS.

Acompanhe! 

Proatividade (Iniciativa)

A proatividade é uma característica de quem “corre atrás” de uma mudança positiva antes mesmo de ser provocado.

Logo, o profissional ideal para lidar com questões do INSS deve ter um espírito de iniciativa, de modo a permitir antecipar seus movimentos em relação ao que pode acontecer no processo.

Com isso, seu processo tem mais chances de sair em tempo hábil e com menos sofrimento ocasionado pela demora do INSS, o que é frequente.

Caso seu benefício esteja demorando a ser analisado, o profissional pode adotar uma medida conhecida como mandado de segurança, para que aquele pedido de benefício seja liberado o quanto antes.

Assim, existem medidas que podem ser tomadas pelo advogado especialista em previdenciário e que corroboram na agilidade para recebimento da aposentadoria ou outro benefício.

Por isso, os atributos de iniciativa e proatividade podem e devem ser considerados para saber se fez a coisa certa ao contratar aquele profissional.

Atenção (Disponibilidade)

Imagine a frustração que é lidar com alguém que foi contratado justamente para tirar as dúvidas que forem necessárias, mas deixa a desejar no quesito de atenção.

Por se tratar de uma área muito específica no Direito, em que nem todos se arriscam atuar, é comum o especialista em Previdenciário possuir vários casos para lidar diariamente.

O problema em ser uma área rentável e com bastante demanda, é que nem todo profissional conseguirá dar a atenção devida a todos os clientes, passando todos os passos do processo, por exemplo.

Nesse ponto, entendemos que a contratação do melhor Advogado de INSS passa pela análise do fator de atenção que você precisa.

Só o fato de o profissional passar um retorno sobre como está o seu processo, de maneira regular (sem que você pergunte), podemos destacar seu grau de atenção e, ainda, transparência.

Agora, se você não entra em contato constantemente com aquele profissional, mas, quando busca por ele, é bem atendido, também podemos dizer que foi cumprido o dever de atenção.

Conhecimento: ser especialista em Direito Previdenciário

Conforme já explicamos, não são todos os advogados que atuam na área de aposentadorias e benefícios previdenciários.

Por isso,  se você já tiver contratado um advogado particular para outras demandas que não sejam relacionadas ao tema, é muito provável que você esteja lidando com um profissional generalista.

O perfil generalista é mais comum em advogados recém-formados, ou que ainda estão em fase de adquirir experiência.

Apesar de conseguirem lidar com casos mais simples do Direito Previdenciário, é recomendável verificar se realmente possuem a experiência que alegam ter. 

Por outro lado, o que pode acontecer é o profissional da “Advocacia geral” passar o seu caso para um que seja, realmente, especialista da área previdenciária. 

Se for assim, tudo bem! Pois seu processo está nas mãos de quem entende do assunto.

Isto também quer dizer que o profissional generalista decidiu não se “aventurar” em algo que não conhece.

Embora não haja impedimentos para a sua atuação, o risco de contratar um profissional generalista em questões do INSS é que seu benefício pode ser prejudicado em razão da falta de conhecimentos específicos.

Afinal, o Direito Previdenciário é muito vasto e exige dedicação total para oferecer o melhor resultado na análise de benefícios, bem como na adoção de medidas, como recursos e revisões.

Logo, faça uma rápida verificação pelo nome do profissional que pretende contratar, podendo consultar as redes sociais como Instagram e Linkedin.

Quem possui autoridade no tema, costuma desenvolver conteúdos sobre normas e dicas da área.

Assim, é mais provável que seu caso seja bem solucionado pelo perfil especialista em Direito Previdenciário.

Ainda estou em dúvida se devo contratar advogado de INSS, o que fazer?

Sabemos que o seu benefício é algo essencial para a sua sobrevivência, mas não existe certeza de que ele será concedido no INSS ou na Justiça, ainda que haja a contratação de especialista da área.

Saiba que a Advocacia é considerada “atividade-meio”, e não “atividade-fim”.

Isto quer dizer que o profissional da Advocacia não pode garantir resultados! Do contrário, pode estar sujeito a receber sanções pela OAB.

Comparamos a atividade da Advocacia com a de outro profissional liberal: Medicina.

Você vai ao médico esperando receber o tratamento devido, mas não quer dizer que haja garantia absoluta de o tratamento trazer resultado (embora haja grandes chances disso).

Por outro lado, se você deixar de ir ao médico, pode ser tarde demais para prevenir ou recuperar o que já está num estágio avançado, prejudicando a sua saúde e a própria vida!

Assim é o trabalho do advogado: atuar como um facilitador (e não, garantidor) do seu pedido de aposentadoria, ou benefício do INSS.

Por isso, quando houver dúvidas sobre a necessidade de contratar especialista em direito previdenciário, realize uma consulta inicial sobre o seu caso para tirar as suas próprias conclusões!

Agora que já te passamos as características essenciais da contratação do melhor advogado de INSS, você já consegue definir mais facilmente se deve contratar um especialista da área!

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados