Artigos

Aposentado pode pegar até 40% de consignado

Aposentado pode pegar até 40% de consignado

Notícia | Com informações do Jornal 6 Minutos

Desde o início de outubro de 2020, o governo aumentou o percentual que aposentados do INSS podem pegar de crédito consignado. Antes, era de até 35% do benefício, porém, em 2021, o limite passou a ser de 40% do benefício.

Apesar de ter empréstimos a juros mais baixos – atualmente, a taxa média do consignado de INSS é de 1,6% ao mês – especialistas alertam que comprometer uma fatia tão grande da renda é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado.

Qual foi a mudança do governo? Uma regra assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 1º de outubro do ano passado, elevou a margem de comprometimento da aposentadoria e da pensão com consignado de 35% para 40%.

Desse total, 5% pode ser de empréstimos no cartão de crédito: para abater a fatura ou para saques. O prazo máximo do financiamento continua sendo de 84 meses (7 anos).

É uma taxa de juros baixa, mas você deve ter cuidado, porque comprometer acima de 30% da renda com empréstimos ou dívidas é muita coisa: esse é o limite máximo que planejadores financeiros recomendam como sendo seguro.

Não é incomum o consumidor entrar em uma bola de neve: para conseguir dar conta das despesas com um orçamento comprometido pelas parcelas de empréstimos, as pessoas acabam contratando outros financiamentos, esses mais caros.

“A gente sabe que hoje a maioria dos consumidores que usam o consignado já estão com suas margens esgotadas em termos percentuais e também de prazo”, alerta a economista Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). “Esses clientes estão sendo perpetuados no uso do crédito consignado”.

Dados de pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostram que os brasileiros acima de 65 anos representam 12,2% do total dos endividados no país, acima dos 11,5% da faixa etária entre 25 e 29 anos.

Segundo levantamento das entidades, quatro em cada dez brasileiros acima de 60 anos são os principais responsáveis pelo pagamento de contas e despesas da casa, e o endividamento vem se aprofundando entre eles.

É melhor não usar os 40% permitidos para o consignado? Não é bem assim. O crédito é útil desde que usado com responsabilidade. Para quem já tem dívidas, por exemplo, o consignado é uma excelente oportunidade para se trocar um crédito caro por outro com juros menores. Nesse sentido, a contratação é positiva para o cliente.

muitas reclamações em torno da oferta de consignado pelos bancos. Por quê? Em primeiro lugar, é importante saber que essa modalidade é bastante rentável para as instituições financeiras. Como o pagamento do empréstimo é descontado diretamente da aposentadoria, o risco do financiamento é menor.

>> Leia: Por que os bancos ligam tanto para os aposentados e pensionistas?

Por isso, alguns bancos, ou intermediários que vendem produtos bancários, acabam sendo agressivos na venda desses produtos de crédito. Em alguns casos, idosos acabam tomando esse financiamento sem ter clareza da operação.

“Acontece de o dinheiro simplesmente cair na conta, sem ter sido solicitado pela pessoa”, afirma Ione, do Idec. “O que também acontece, na modalidade consignado no cartão de crédito, é os bancos oferecerem um cartão de crédito, como se fosse um cartão tradicional. Mas, na verdade, é um cartão consignado com o financiamento já aprovado. Muitos idosos saem usando sem nem saber que tomaram um empréstimo”.

Há casos também em que parentes usam uma linha de crédito pré-aprovado para tomar empréstimos consignados em nome dos seus pais ou avós — uma espécie de fraude familiar, que acaba virando reclamação na instituição financeira e no Banco Central.

>> Leia também:



▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

O fim de uma dor de cabeça para os aposentados do INSS

💰A partir de 1º de de abril, os bancos somente poderão ligar oferecendo empréstimo consignado depois de 6 meses do início da aposentadoria. ✅ Para receber em seu celular esse e outros vídeos informativos sobre o INSS, envie um WhatsApp para (62) 99671-3672 e digite PARTICIPAR para fazer parte da nossa lista de transmissão. 📵 Lembrando que, por questões éticas, não é permitido realizar consultas online sobre casos concretos.

Publicado por Escobar Advogados em Segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados