Artigos

Calculadora do INSS está de volta

Calculadora do Meu INSS voltou a funcionar!

A calculadora do INSS em que é possível simular a sua aposentadoria voltou a funcionar.

Desde o final do ano passado, após a Reforma da Previdência ser aprovada, essa calculadora parou de funcionar.

Isso aconteceu porque era necessário fazer as adaptações para incluir as alterações da nova Previdência, que passou a valer em 13/11/2019.

Portanto, desde 02/04/2020, o serviço Simular Aposentadoria, que é uma das funções do Meu INSS, já está disponível e adequada às mudanças mais recentes.

O que é possível fazer na função Simular Aposentadoria? Para que serve a calculadora do Meu INSS?

Nesse novo simulador do Meu INSS é possível calcular as regras de transição para os segurados que já eram contribuintes da Previdência.

Ainda, é possível simular se você tem direito de se aposentar com as regras anteriores, ou seja, àquelas regras que estavam valendo até a data da alteração da Previdência.

O novo simulador do INSS, também, realiza até 7 cálculos diferentes: sendo 2 de aposentadoria por idade e 5 de aposentadoria por tempo de contribuição.

Ainda, daqui a algum tempo, a calculadora vai valer também para quem se cadastrou recentemente no INSS (ou seja, no Regime Geral de Previdência Social) após a data das mudanças, em 13/11/2019.

Depois, também será possível calcular quanto vai ser o valor estimado da aposentadoria do trabalhador.

Atenção! Essa calculadora é apenas uma ferramenta de simulação. A análise que vale para a aposentadoria é sempre a oficial feita pelo INSS.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma digital para reunir, em um só lugar, diversos serviços para os beneficiários da Previdência Social.

O intuito do Meu INSS é facilitar a vida dos aposentados e pensionistas, bem como de outros beneficiários do INSS.

Com essa plataforma, os segurados não precisam mais enfrentar longas filas para serem atendidos em uma agência.

No portal, é possível fazer pedidos de benefícios, simulações de aposentadorias, alterações nos cadastros já existentes, consultar o extrato de pagamento ou de empréstimo consignado.

Assim disso, você pode bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas e, em breve, enviar atestado médico para pedidos de auxílio-doença.

Como acessar e se cadastrar no Meu INSS?

Você pode acessar o Meu INSS pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares Android, ou iOS.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito nos seguintes canais:

  • pelo site meu.inss.gov.br;
  • no aplicativo para celulares;
  • pelo site dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Clique aqui e conheça todos os detalhes sobre o Meu INSS: como fazer o cadastro para agendamentos, acessar extrato e muito mais.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados