Artigos

Como fazer o cadastro da carteira de trabalho digital

Como acessar a carteira de trabalho digital?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Carteira de Trabalho (CTPS) agora será emitida, de preferência, na forma digital. Então, esse novo documento substitui a carteira de papel.

A carteira digital de trabalho é igual à carteira de trabalho emitida em papel, porém em meio eletrônico e terá como identificação única o número do CPF.

No entanto, é essencial que você guarde o documento físico para comprovação dos registros das empresas em que trabalhou e o tempo de serviço.

O aplicativo da carteira de trabalho não é novo, ele já existe desde 2017. A diferença é que antes a versão digital não substituía o documento de papel.

Observação: A carteira de trabalho digital não será aceita como documento de identidade, ela tem validade apenas como documento de registro de contratos de trabalho.

O que muda para os trabalhadores com a carteira de trabalho digital?

A carteira de papel continua valendo normalmente! Também, se você já tem uma carteira de papel, pode ter uma digital.

Inclusive, o governo recomenda que você guarde o documento, pois ele poderá ser necessário para comprovar informações no futuro.

Além disso, se você for contratado por uma empresa que não usa o sistema eSocial, ainda vai precisar da carteira física para ser assinada.

A maioria das empresas já usa o sistema eSocial, então, ao ser contratado, você não precisará mais apresentar a carteira em papel.

Agora, é só informar para a empresa o número do seu CPF e o registro será realizado de forma digital.

Após a ativação da carteira digital, todas as informações sobre o contrato de trabalho serão lançadas neste documento digital.

Importante: o número da nova carteira será o seu CPF, então, não terá no documento o número do documento de papel.

A carteira digital já está emitida para todos os brasileiros e estrangeiros com CPF. Confira abaixo como acessar.

Como fazer o cadastro e acessar a carteira de trabalho digital?

Saiba agora o passo a passo para ativar a sua carteira digital:

  1. Acesse o site servicos.mte.gov.br ou baixe o aplicativo CTPS Digital. Em seguida, clique no botão azul “Quero me cadastrar”;
  2. Se você tiver uma senha cadastrada nos sistemas acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS, basta clicar em “Já tenho cadastro”, informar o CPF, clicar em próxima, continuar e digitar a senha;
  3. No caso de acesso pela primeira vez, você precisa preencher um formulário com dados de CPF, nome completo, telefone e e-mail. Depois, você deve clicar em “Não sou um robô” e “Eu aceito os termos de uso”, depois em “Continuar”;
  4. Você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho, após responder esse questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso;
  5. Na próxima tela terá as opções “Informações pessoais” ou “Carteira de Trabalho Digital”. Ao clicar na primeira opção, você verá o seu cadastro com os dados pessoais. Se clicar na segunda opção, verá as últimas anotações do emprego atual, como férias e alteração de salário, e todos os outros contratos de trabalho formais do trabalhador com as ocupações, salários e períodos de trabalho. Ao clicar em “Detalhar” ao lado de cada informação de registro, você verá os detalhes de cada empresa.
O que fazer se você não conseguir se cadastrar?

Se você não conseguir gerar a senha para acesso pelo aplicativo ou pela internet, também é possível se cadastrar pelo seu banco na internet ou, ainda, nos caixas eletrônicos da Caixa ou Banco do Brasil, ou em uma das unidades do Ministério da Economia.

Importância da carteira de trabalho digital

Pois é! Além de trazer mais facilidade para você, esse acesso digital é excelente porque você tem a informação atualizada do seu registro na empresa.

Então, é possível verificar se as datas de registros, salários e demais informações foram cadastradas corretamente.

Com certeza, isso vai melhorar os pedidos de benefícios do INSS, porque todos os dados estarão online e de fácil acesso para você.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat