Artigos

Senha do Cartão Cidadão: como cadastrar?

Senha do Cartão Cidadão: como cadastrar?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Com o Cartão Cidadão, você pode acessar e fazer o saque de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Programa de Integração Social (PIS).

De início, você precisa cadastrar uma senha para o seu Cartão Cidadão, mas ela não é enviada para você e não vem junto ao cartão.

Vou te explicar neste artigo como você pode ativar o cartão, cadastrar a senha ou alterar quando você precisar. No mais, você vai saber tudo sobre o Cartão Cidadão. Acompanhe!

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um documento criado pelo governo federal que dá a você o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas.

Você pode utilizar o cartão nos caixas eletrônicos e agências da Caixa Econômica ou nas Lotéricas (também da Caixa).

A melhor parte é poder usar o cartão direto nos caixas eletrônicos, sem precisar aguardar o atendimento nas agências da Caixa.

Assim, é possível fazer saques e consultar o saldo ou extrato de benefícios, como o FGTS e o PIS.

Para que serve o Cartão Cidadão?

Agora, você já sabe que o Cartão Cidadão serve para facilitar a sua vida e fazer com que você ganhe tempo na hora de sacar os seus benefícios.

Com o cartão, você pode consultar e sacar os seguintes benefícios:

Em todos esses benefícios, você pode fazer o saque na agência da Caixa, mesmo sem o Cartão Cidadão. Porém, você vai precisar aguardar o atendimento na agência.

Importante! Atualmente, é possível informar uma conta-corrente de outro banco ou da própria Caixa para receber o FGTS e o seguro-desemprego.

No FGTS, você pode pedir essa transferência pelo aplicativo do FGTS (Android ou iOS).

No seguro-desemprego, você faz a opção da transferência para a sua conta no momento em que for pedir o benefício.

Já no Bolsa Família, você pode ter o cartão do próprio programa ou abrir uma conta gratuita nas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui, chamada Poupança Caixa Fácil.

Como solicitar o cartão?

Você que já trabalhou com carteira assinada, ou recebe algum benefício social do governo (exemplo: Bolsa Família), pode fazer o pedido do Cartão Cidadão.

Para pedir o cartão, vá à agência da Caixa ou ligue no telefone 0800-726-0207. No momento do pedido, você precisa ter em mãos o Número de Inscrição Social (NIS).

Em geral, esse número fica na primeira página da carteira de trabalho. Estará escrito NIS, PIS/PASEP ou NIT.

Nos casos de benefícios sociais, esse número é gerado após o registro no CadÚnico. Você também precisa informar o endereço para envio do cartão e o seu CPF.

Como criar a senha do Cartão Cidadão?

Antes de fazer consultas e saques, você precisa cadastrar uma senha para ativar o Cartão Cidadão.

O cadastro da senha pode ser feito de forma presencial em qualquer agência da Caixa, ligando no telefone 0800-726-0207 ou pela internet.

No entanto, após o cadastro pelo telefone, você precisa ir até a Lotérica para confirmar o registro da senha.

Primeiro, você entra em contato no telefone 0800-726-0207. Após desligar, deve aguardar cerca 2 horas antes de ir à casa lotérica mais próxima, levando o Cartão Cidadão + um documento com foto, que pode ser:

  • Carteira de identidade ou RG;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação: impressa com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
  • Carteira profissional (exemplos: OAB, CRM, CRC, etc);
  • CTPS – impressa ou digital;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

Na internet, você deve acessar o site de benefícios do governo (clique aqui). Depois, digite seu CPF ou NIS (o e-mail não dá certo nesse primeiro momento, porque você ainda não tem cadastro).

Selecione a caixa ao lado de “Não sou um robô” e depois clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”. Siga os próximos passos, informe seus dados pessoais e crie a senha do seu Cartão Cidadão.

Quantos dígitos tem a senha do Cartão Cidadão?

A senha do Cartão Cidadão deve ter 6 dígitos apenas em números. Lembrando que essa será a mesma senha para você acessar o extrato dos benefícios pela internet.

Se você esquecer ou quiser mudar a senha cadastrada, é possível recadastrar uma nova pelos mesmos canais acima. 

Agora, se ocorrer o bloqueio automático, por tentativas de digitação incorreta, o desbloqueio também pode ser feito pelos mesmos canais.

Esqueci senha do Cartão Cidadão: o que fazer? Se você tiver esquecido a senha do Cartão Cidadão, você deve fazer o mesmo processo do cadastro nas agências Caixas, por telefone ou pela internet.

Como mudar a senha do Cartão Cidadão? Para alterar a senha do Cartão Cidadão, você também deve procurar os mesmos canais de atendimento que comentei acima.

Gostou deste conteúdo? Não esqueça se compartilhar e seguir as nossas redes sociais!

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat