Artigos

Como evitar golpes contra aposentados?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Infelizmente, tem sido muito comum os golpes contra aposentados e pensionistas no Brasil.

Aqui no escritório, já orientamos muitas pessoas sobre os cuidados que precisamos ter em relação ao seu benefício, ligações suspeitas e informações que podem ser perigosas.

Então, confira os golpes mais frequentes que têm acontecido contra outras pessoas que também recebem algum benefício do INSS.

Golpes contra aposentados e pensionistas

Pelo celular ou telefone fixo

É normal que as pessoas mais velhas não tenha muita habilidade com os celulares, ainda mais com tanta inovação que vem surgindo.

Então, esses meios de comunicação têm sido usados para aplicar golpes em idosos. Um absurdo!

Agora, vou lhe contar alguns exemplos:

  • Mensagens falsas enviadas no seu WhatsApp ou por SMS (texto):
  • É informado um número para você ligar e atualizar seus dados, para impedir o corte do benefício. Dessa forma, golpistas obtém dados sigilosos como senhas, CPF e números de conta e cartões de crédito;
  • Você recebe um link em que, ao acessar, vai para uma página falsa do INSS ou dos bancos, notificando irregularidades no seu CPF. Então, ao preencher alguma informação ou enviar documentos, esses dados são recebidos por golpistas;
  • Mensagem com número falso de 0800, em que há dois números: um 0800 e outro de celular ou fixo. Quando você liga no 0800 falso, escuta uma notificação sobre bloqueio da sua aposentadoria ou pensão e orienta a ligar no outro número. Quando você ligar no segundo número, um golpista vai lhe atender e informar que é do INSS ou do banco, para convencer você a passar seus dados pessoais.
  • Mentira da boa notícia:
  • Esse é apenas um disfarce usado em golpes contra aposentados e pensionista. Os golpistas iludem você sobre uma boa notícia, informando sobre promessas de ganhos. Com isso, você acaba passando informações sobre documentos, contas ou, até mesmo, fazendo depósitos em contas bancárias dos golpistas.

Tome bastante cuidado! Esses golpistas sempre tentam se passar por outras pessoas, como funcionários do INSS, gerentes dos bancos, assessores de algum político ou de alguém famoso.

Essas pessoas do mal usam até mesmo identificação falsa (uniformes, crachás e documentos) para te convencer sobre algum golpe que estão tentando aplicar em você.

Mentiras para pegar os seus documentos

Talvez você pense que golpistas não tentariam te aplicar um golpe, porque o valor do seu benefício é baixo, porém, qualquer valor interessa para essas pessoas.

Também, seu nome limpo e os seus documentos podem ser usados para fazer empréstimos, compras no carnê, financiamentos e negociações fraudulentas. 

As falsas promessas mais comuns, são:

  • direito ao benefício de prestação continuada (BPC/LOAS);
  • falsa revisão de aposentadorias ou pensões;
  • recebimento ou antecipação de precatórios, ou requisições de pequeno valor (indenizações que você recebe quando processa o INSS);
  • resgate de contribuições de planos de aposentadoria complementar (exemplo: previdência privada, mesmo que você não tenha);
  • ressarcimento de diferenças ou valores atrasados e acumulados do INSS.

Cobrança feita pelo INSS

INSS não pede nenhum valor para liberar benefícios ou auxílios.

Portanto, se alguém pedir transferências, depósitos ou pagamentos de taxa, é um golpe contra você.

Empréstimos consignados e compra de precatórios

Já expliquei aqui o porquê os bancos ligam tanto para os aposentados e pensionistas, em geral, é para oferecer empréstimo consignado.

Ainda, há ofertas para compra de precatórios, aquelas indenizações que o governo deve a você em razão de uma condenação na Justiça.

Entretanto, contratar um empréstimo ou vender precatórios, é uma decisão sua e você não deve ser pressionado para algo.

Por isso, quando você precisar contratar empréstimo ou vender seus precatórios, é melhor você mesmo ir atrás, pois, às vezes, é difícil separar o que é bom ou ruim.

Como resolver os problemas que golpistas estão tentando te causar?

Não forneça informações ou entregue seus documentos para algum desconhecido. Nunca!

Para fazer as denúncias, é importante você anotar e salvar:

  • o nome da pessoa;
  • a empresa que ela informou que trabalha (banco, INSS, etc);
  • as mensagens ou números de telefone.

Então, com essas informações em mãos, você pode denunciar nos seguintes locais:

  • ouvidoria da Previdência Social (INSS) pelo número 135 ou neste link;
  • reclamação ao Banco Central pelo número 145 ou neste link;
  • no Procon local ou no site consumidor.gov.br;
  • delegacia mais próxima.

Essas reclamações são importantes para as autoridades investigarem e, ainda, informar outras pessoas para prevenir os golpes contra os aposentados e pensionistas.

Também, é importante procurar um advogado de confiança. Com certeza, ele poderá te ajudar a evitar ou resolver os problemas causados por golpistas.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados