Artigos

Qualquer auxílio-doença vale para aposentadoria especial

Qualquer auxílio-doença vale para aposentadoria especial

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Notícia | Com informações do Jornal O Globo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o trabalhador que exerce atividades em condições especiais e é afastado por qualquer auxílio-doença, mesmo que não seja por acidente de trabalho, pode somar esse período como tempo de serviço para a aposentadoria especial.

Com isso, se você não tinha o período necessário, agora pode requisitar essa inclusão ao INSS. Assim, é possível ter a liberação do benefício ou, ainda, um aumento no valor mensal.

O INSS só reconhecia o período de afastamento como sendo especial quando fosse por acidente de trabalho. Não considerando o auxílio-doença comum na contagem do tempo especial. Após a decisão, qualquer período de afastamento deve ser computado!

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já considerava que o período de afastamento de auxílio-doença (atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária), quando o segurado exerce uma atividade nociva, pode ser reconhecido como especial.

O INSS entrou com recurso, mas o STF decidiu manter a decisão do STJ.

Afinal, o tempo afastado por auxílio-doença conta para a aposentadoria especial?

Sim! O período que você ficar afastado recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, pode ser considerado para a sua aposentadoria especial.

Antes, apenas o auxílio-doença acidentário (ou por acidente do trabalho) era considerado como tempo de serviço e, assim, incluído na aposentadoria.

Entretanto, depois de vários processos na Justiça, foi decidido que o auxílio-doença comum, mesmo que não seja por problemas relacionadas ao trabalho, pode ser somado ao tempo de serviço.

>> Clique aqui e leia mais sobre esse assunto


Quer receber essas informações atualizadas no seu WhatsApp? Clique aqui e envie a palavra PARTICIPAR.


▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat