Multa Imposto de Renda 2020: acabou o prazo de declaração, e agora?

Em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus, houve a prorrogação do prazo para você fazer a declaração do Imposto de Renda – IR.

Antes, você precisaria entregar, no máximo, até o dia 30 de abril. Neste ano, a declaração pôde ser realizada até 30 de junho.

Como é calculado o valor da multa do Imposto de Renda 2020?

Se o prazo já terminou e você não fez a declaração do IR, infelizmente, terá de pagar multa para o governo.

Ou seja, você não fez a declaração do imposto de renda até o prazo-limite, então, está em dívida com a Receita Federal.

Hoje, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74 pelo atraso no envio da declaração, que pode ser descontado da restituição ou, ainda, você pode gerar um boleto caso não receba restituição.

Agora, se você tiver imposto para ser pago após fazer a declaração, a multa é de 1% ao mês, sendo no máximo 20% do valor do imposto de renda devido.

Por isso, é essencial que você regularize quanto antes!

> Leia: Como declarar o imposto de renda dos benefícios do INSS?

Como regularizar a situação?

No aplicativo da Receita Federal (para celular ou computador), ainda é possível preencher e enviar a sua declaração do imposto de renda de 2020.

No fim da declaração, você será notificado sobre a multa e, assim, será emitido o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), com vencimento em até 30 dias.

O DARF é um documento da Receita Federal, parecido com um boleto bancário, ele serve para o pagamento de taxas, impostos e contribuições.

O que acontece se não fizer a declaração do Imposto de Renda?

Se você precisa fazer a declaração do Imposto de Renda, mas não fez, além da multa, você pode ter o nome negativado pela Receita Federal.

Assim, terá problemas quando precisar de algum crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões.

Também, não conseguirá emitir passaporte e pode ter problema nas eleições, gerando mais problemas.

Importante! Essa negativação da Receita Federal é bem pior que o SPC e o Serasa, por exemplo. Isso acontece porque é uma negativação do governo federal.

>> Acompanhe nossa página no Facebook e no Instagram.