Artigos

O segredo para o melhor benefício está no Meu INSS

O segredo para o melhor benefício está no Meu INSS

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você está perto de se aposentar? Está doente e, por isso, não tem condições de trabalhar com o mesmo desempenho de antes e quer requerer o auxílio-doença? Pretende pedir algum benefício no INSS?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, temos certeza que ela vem acompanhada de alguma insegurança. Seja em relação às filas do INSS, à contagem das contribuições, ao tempo ou ao valor que você vai receber. Quando se trata de benefício previdenciário, infelizmente, existe a sensação de incerteza.

Isso é comum porque a letra da Lei é difícil de entender e muitas informações erradas são passadas para frente de forma rápida, principalmente nos últimos anos, através das redes sociais.

E a melhor arma contra isso é o conhecimento. Conhecimento sobre seus direitos, sobre como os cálculos do INSS são feitos, sobre o que você precisa fazer para garantir o melhor benefício no INSS.

Você pode estar se perguntando o que mais, além de pagar as contribuições e cumprir os requisitos dos benefícios, você pode fazer para garantir que o seu benefício seja o melhor possível.

A resposta para essa pergunta é mais simples do que você pensa: cuidar da sua “saúde previdenciária”. E o segredo para fazer isso está lá no Meu INSS.

Meu INSS e o Extrato Previdenciário (CNIS)

O Meu INSS é uma plataforma digital que permite ao cidadão acessar uma série de serviços e informações. Através dele é possível se inscrever para ser segurado da Previdência Social, pedir benefícios, agendar perícia, consultar resultados, comunicar acidente de trabalho, emitir extrato para Imposto de Renda e muitas outras possibilidades.

Quando você acessa o Meu INSS, você se depara com a seguinte tela:

Para acessar os serviços é necessário se cadastrar e você pode saber como fazer isso clicando aqui.

Do lado esquerdo da tela, você vai encontrar o ícone “Extrato de Contribuições (CNIS)” e é nele que está o segredo para conseguir o melhor benefício possível no INSS:

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, onde a Previdência armazena todos os seus dados que serão necessários para que você possa ter um benefício. Nele estão todos os seus vínculos de trabalho, os salários de contribuições e os valores que foram pagos ao INSS, servindo como prova para qualquer situação que envolva um direito trabalhista ou previdenciário.

Cuide do seu CNIS como você deve cuidar da sua saúde

Esse documento é um velho conhecido de grande parte dos trabalhadores, mas o segredo aqui está em como você deve encará-lo.

Sabe quando os especialistas em saúde dizem que é importante que as pessoas façam um check-up todos os anos? Nós, especialistas em Previdência Social, indicamos que você deve fazer um check-up previdenciário anualmente também.

A importância disso está em analisar todos os vínculos e contribuições. Caso algum erro seja identificado, você tem a oportunidade de corrigi-lo o mais rápido possível.

Muitas pessoas acabam prejudicadas ao pedir um benefício porque seu CNIS está incompleto ou possui informações erradas. Quando isso acontece e o segurado só identifica isso quando vai requerer um benefício, pode ser tarde demais.

Muitos desses problemas só podem ser corrigidos com provas documentais e é muito comum que o trabalhador encontre dificuldades para ter acesso a elas.

Por isso, a solução mais eficaz para manter a sua saúde previdenciária é consultar o seu CNIS regularmente. A atenção devida a ele é o que vai garantir que você consiga o melhor benefício no INSS, pois ele será concedido considerando as informações corretas e completas, que realmente refletirão a sua vida previdenciária.

Mais uma dica importante para o melhor benefício no INSS

Além de cuidar da saúde do seu CNIS, existe mais uma forma bastante eficaz para não ter surpresas desagradáveis ao pedir um benefício no INSS: fazer um planejamento previdenciário.

O planejamento previdenciário permite que você preveja como será a sua futura aposentadoria e também que você faça modificações capazes de aumentar o valor do seu benefício no futuro, como contribuir mais tempo e incluir vínculos que você não sabia que era permitido, por exemplo.

Para saber tudo sobre essa possibilidade, acesse: Planejamento previdenciário: o guia para uma aposentadoria melhor.

Depois de todas essas informações, fica claro que é possível ter atitudes em relação ao seu benefício no INSS e não depender somente dele para definir como será o seu benefício futuro. Cuidar da sua saúde previdenciária e fazer o planejamento são ferramentas poderosas para ter um benefício melhor. E para colocar isso em prática, conte com a ajuda de um advogado de sua confiança.

Artigos relacionados

WhatsApp chat