Artigos

Preciso de advogado para fazer recurso no INSS?

Preciso de advogado para fazer recurso no INSS?

Nos últimos tempos, o INSS tem se modernizado e criado ferramentas para facilitar a vida de quem precisa de algum benefício da Previdência Social.

Com isso, ficou mais fácil para você acessar os serviços, ver as informações e contentar os resultados negativos do INSS. Porém, infelizmente, tem sido comum o INSS bater a porta na cara dos trabalhadores!

Preciso de advogado para fazer recurso no INSS?

Não é preciso ter advogado para fazer o recurso no INSS, inclusive, você pode contestar o resultado pela internet, utilizando o aplicativo Meu INSS.

Aqui no blog, já publicamos um tutorial completo para você mesmo fazer o seu recurso. Veja abaixo o link desse conteúdo:

Mesmo assim, é altamente recomendado que você busque a ajuda de um advogado especialista em INSS. Isso porque as regras nem sempre são claras e você pode ter problemas para conseguir o seu benefício.

Com o auxílio do especialista, é possível conseguir o benefício de modo mais fácil, assim, você evita dores de cabeça. Veja agora os 5 principais motivos para você contar com a ajuda de um advogado para fazer o recurso no INSS:

1. Possibilidade de negativa do recurso é menor com a ajuda de advogado

O INSS tem o triste hábito de negar e complicar as possibilidades de você obter o benefício. Assim, o advogado que já tem contato diário com esses problemas, vai ter mais possibilidade de acertar os detalhes do recurso administrativo.

2. Diversidade de benefícios que exigem um conhecimento específico

Existem várias categorias de benefícios que podem ser pedidos o INSS e, nem sempre, a documentação que serve para um caso, serve para outro.

Também, pode haver uma documentação específica que não é tão acessível ao trabalhador, mas é facilitado ao advogado que tem um certificado digital para obter documentações em portais do governo, por exemplo.

3. Evitar erros é mais indicado do que corrigir depois

Se você mesmo der entrada num pedido de recurso sem a ajuda de um especialista em INSS, há grande chance de ter sido realizado de modo incorreto ou faltar informação importante.

Por isso, é melhor evitar erros do que tentar corrigir depois que o benefício, porque os processos de revisão na Justiça demandam tempo e possíveis gastos extras.

4. A ajuda de especialista em INSS evita gastos com processos na Justiça

Se você não tem a intenção de ter gastos extras para contratar um advogado para fazer o recurso do seu pedido, saiba que o barato pode sair caro lá na frente.

Quando você tem o seu pedido negado, podemos tentar corrigir o erro com um recurso administrativo ou, até mesmo, com uma ação judicial.

No entanto, existem alguns erros que não podem mais ser corrigidos, porque já passou da fase correta de provar as informações no INSS. Assim, nem mesmo na Justiça é possível reverter.

Com isso, deixar de contratar um advogado para fazer o recurso administrativo no INSS pode complicar bastante para você, além de gerar mais problemas no futuro.

5. O advogado pode optar por cobrar somente se ganhar o pedido, logo você não sai perdendo caso o benefício não seja aprovado

É bastante comum que os advogados especialistas em INSS recebam apenas se ganhar o seu pedido de benefício.

Então, você vai ter a certeza de que o profissional contratado vai se dedicar ao máximo no seu recurso. Com isso, a chance de o erro ser revertido é maior!

Mesmo se não tiver o resultado esperado, além de não ter custos, você tem a certeza de que fez o mais indicado: buscar a ajuda de quem entende do assunto.

Sabemos que o seu benefício é algo essencial para a sua sobrevivência. E o advogado atua como um facilitador do seu pedido de benefício do INSS.

É por isso que é altamente recomendado que você busque a ajuda de um advogado especialista em INSS. Ele vai saber te orientar sobre as regras e os documentos, além de atuar na busca do seu direito!


>> Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e no Instagram.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados