Artigos

Prova de vida digital|Confira o Passo a Passo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

E se você, aposentado ou pensionista, pudesse realizar a prova de vida aí mesmo da sua casa, apenas com o celular em mãos?

Pois, saiba que isso já é possível para milhares de beneficiários do INSS!

Isso porque, a prova de vida obrigatória está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia.

E, recentemente, o INSS anunciou que permanecerá dessa forma até o fim de abril.

Com isso, o formato digital é a principal alternativa para você fazer a sua comprovação de vida.

Pensando nisso, preparei um PASSO A PASSO completo e bem simples para você, sozinho, fazer a sua prova de vida digital com o celular.

Confira agora mesmo!

Quem poderá fazer a prova de vida digital?

A prova de vida é um procedimento obrigatório no INSS, em que a sua realização é exigida anualmente aos segurados que recebem os seus benefícios através de conta poupança e cartão magnético.

Sem dúvidas, a Prova de vida digital, que começou como um teste piloto desde o ano passado, é uma forma bem mais acessível ao segurado do INSS de realizar a sua comprovação de vida.

Agora, o INSS anunciou que ampliou esse teste para 5,3 milhões de beneficiários.

E se você foi um dos segurados que estava com a prova de vida pendente, e recebeu a notificação do MEU INSS, poderá fazer a sua comprovação sem sair de casa!

Como funciona a prova de vida digital?

A prova de vida digital funciona através do reconhecimento facial do segurado.

E para isso, o INSS utiliza documentos pessoais, como a CNH ou Título de leitor, com a biometria já cadastrada no sistema.

O que preciso para fazer a prova de vida digital?

Além de um celular com câmera para realizar o procedimento, você também precisará ter instalado nele os aplicativos MEU INSS e o Meu gov. br.

Ah! É necessário que antes você tenha um cadastro no portal do Governo. Caso não tenha ainda, eu te mostro como fazer:

.Depois de acessar o site Gov.br, clique em “Crie sua conta”.

2º. Após fazer isso, escolha qual a opção utilizará para fazer a sua conta. No exemplo, utilizei a opção “número do CPF”.

. Agora, nessa opção, você deve colocar o número do seu CPF, e, logo em seguida, insira o seu nome completo. Depois, siga os demais passos para a validação.

Passo a Passo da prova de vida digital

Como eu te disse antes, você precisará ter instalado no seu celular o aplicativo Meu Gov. É por lá que será feito a grande parte do procedimento.

Importante! Como você já sabe, a prova de vida digital ainda não está disponível para todos. Tendo em vista que ainda está em fase de teste, e agora foi ampliado para um público ainda maior.

Ou seja, se a opção da prova de vida digital não apareceu para você, não se assuste. O seu benefício não vai ser bloqueado por isso, apenas aguarde a volta obrigatória da prova de vida.

Agora vamos ao PASSO A PASSO.

ATENÇÃO! Recomendo que você pegue o seu celular e siga as instruções que irei te mostrar.

PASSO: Faça o seu login no aplicativo MEU INSS. E ao acessar a página inicial, caso esteja disponível, aparecerá a opção de “prova de vida”. Clique no ícone.

PASSO: Após fazer isso, você será orientado a baixar o aplicativo do Meu Gov, caso já tenha instalado, clique diretamente em “INICIAR PROVA DE VIDA”

PASSO: agora você abrirá o aplicativo MEU GOV. E lembra daquele cadastro no portal do Governo? Você vai utilizá-lo agora! Clique em “ENTRAR COM GOV.BR”.

PASSO: Você será direcionado ao portal do governo, onde deve inserir os dados do seu cadastro, CPF e Senha, e depois clique em “ENTRAR”

PASSO: Depois, de volta ao MEU GOV, você deverá permitir que o aplicativo tire fotos e grave vídeos.

PASSO: Agora você irá autorizar que a prova de vida ,solicitada antes no aplicativo do MEU INSS, seja feita pela biometria.

PASSO: Procure pela autorização “PENDENTE”, e clique em “AUTORIZAR”.

PASSO: Clique em “OK” para validar a sua autorização.

PASSO: Após todas essas etapas, finalmente você iniciará a sua comprovação de vida por meio de reconhecimento facial. Basta seguir todos os comados que aparecerão na tela.

10º PASSO: Em seguida, clique em “SIM” para enviar a sua validação facial.

11º PASSO: Volte ao aplicativo do MEU INSS, vá novamente em “PROVA DE VIDA” e confira a finalização da sua comprovação de vida.

Se você seguiu todos os passos, PRONTO! A sua prova de vida digital já está realizada.

Mas ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a central do INSS, através do número 135, ou, ainda, procure por um advogado especialista para auxiliá-lo.

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat