Se você é aposentado ou pensionista, certamente está desde março de 2020 sem fazer a prova de vida obrigatória do INSS.
Isso ocorreu pelo fato do INSS ter suspendido no ano passado a realização desse procedimento.
Ou seja, em 2020 o beneficiário do INSS não teve o seu benefício suspenso ou bloqueado pela falta da comprovação de vida.
Mas, tendo em vista que o beneficiário deverá sempre ficar atento quanto à realização desse procedimento obrigatório do INSS, quais são as atualizações em 2021?
Saiba agora as principais atualizações sobre a realização da prova de vida no INSS em 2021.
1. Nenhum benefício será cortado até o fim de fevereiro
O INSS determinou que nenhum benefício será bloqueado ou cessado pela falta de realização da prova de vida até o fim de fevereiro desse ano.
Em outros termos, o INSS manteve suspensa a realização da prova de vida durante esse período inicial do ano.
Dessa forma, durante esse período, o aposentado ou pensionista não deverá se preocupar com a possibilidade de interrupção do benefício pela falta da comprovação de vida junto ao INSS.
2. A prova de vida poderá ser realizada por um procurador
Outra atualização importante é que o INSS autorizou a realização da prova de vida através de procuração para idosos acima de 60 anos.
Portanto, o beneficiário já idoso que, por algum motivo, não puder ir até à agência bancária fazer a comprovação, poderá realizá-la por intermédio de um procurador cadastrado no INSS.
- Você poderá cadastrar ou renovar uma procuração na aba “Agendamento e Solicitações“, no aplicativo Meu INSS, ou pelo site.
Não tenho condições de ir fazer a prova de vida, e também não é possível nomear um procurador, o que fazer?
Se até mesmo antes da pandemia as pessoas mais idosas já enfrentavam dificuldades para se locomoverem até à agência bancária, agora é ainda mais complicado para o aposentado fazer a sua comprovação.
Sendo assim, o beneficiário com mais de 80 anos poderá solicitar que a prova de vida seja realizada através de uma visita em sua residência.
Para isso, o aposentado ou pensionista deverá agendar o seu pedido pelo número 135.
3. Possibilidade da Prova de Vida retornar de forma digital
Por fim, uma das atualizações mais esperadas para 2021 é a possibilidade de realização da prova de vida de forma digital.
Isso porque, sem dúvidas, seria bem mais acessível ao aposentado realizar o procedimento de comprovação em sua casa, apenas com o celular ou computador em mãos.
Com isso, segundo o secretário do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o Governo já iniciou um projeto- piloto:
“O Governo está trabalhando para que, quando se volte a fazer essas atividades presenciais, essas comprovações presenciais, não só se tenha essa alternativa, mas também se tenha a alternativa da Prova de Vida digital, ou seja, a possibilidade dessas pessoas fazerem a Prova de Vida de casa, através do seu dispositivo, do celular, do computador”
Benefício suspenso pela falta da prova de vida
A prova de vida é um procedimento obrigatório no INSS, e a sua falta pode, consequentemente, levar à suspensão do benefício.
Mas, como já foi dito, desde março de 2020, o INSS não poderia suspender nenhum benefício pela ausência da comprovação de vida.
No entanto, se você teve o benefício suspenso no período anterior ao mês março de 2020, deverá entrar contato com o INSS, ou, recomendamos então, que você procure um advogado especialista em INSS para auxiliá-lo.