Notícia | Com informações do InfoMoney e Jornal Metrópoles
Com o fim do pagamento do auxílio emergencial, a equipe econômica do governo estuda antecipar benefícios do INSS ao longo de 2021.
Antecipação do 13º do INSS para aposentados e pensionistas em 2021
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o 13º para aposentados e pensionistas do INSS e o pagamento do abono salarial podem ser antecipados, se necessário.
Uma fonte do Ministério da Economia, porém, esclareceu que o governo federal está observando e que o anúncio dessas medidas depende do andamento da economia.
Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, antecipou, em audiência pública, a avaliação dessas medidas para calibrar a aterrissagem da economia.
Ele ressaltou que o governo não descarta “ferramentas que temos dentro do teto, completamente dentro do teto, e que, inclusive, usamos antes da PEC de Guerra”.
“Temos capacidade de antecipar benefícios, de diferir arrecadações. Existem várias ferramentas que vão permitir calibrar essa aterrissagem lá na frente”, disse.
Em março, o governo federal autorizou a antecipação do 13º dos segurados do INSS para estimular a economia no início das medidas de distanciamento social.
Na ocasião, também foi anunciada a antecipação do abono salarial e, ainda, a suspensão do recolhimento do FGTS, do PIS e do Cofins, por exemplo.
Maioria apoia 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas
Uma enquete do Instituto DataSenado mostra que 99% das pessoas consultadas concordam com a criação do 14º salário emergencial para trabalhadores e dependentes que recebem benefícios da Previdência Social em razão da pandemia de coronavírus.
O pagamento adicional é previsto no Projeto de Lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), e beneficiaria quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Para todos os participantes da pesquisa, o pagamento de um 14º salário é importante para o amparo social aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) durante a atual pandemia.
Além disso, 99% dos que responderam à pesquisa acreditam que o pagamento desse valor adicional contribuirá para estimular a economia. A enquete contou com 32.820 participantes entre os dias 1º de outubro e 2 de novembro.