Artigos

Governo quer antecipar 13º do INSS para aposentados e pensionistas

Governo quer antecipar 13º do INSS para aposentados e pensionistas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Notícia | Com informações do InfoMoney e Jornal Metrópoles

Com o fim do pagamento do auxílio emergencial, a equipe econômica do governo estuda antecipar benefícios do INSS ao longo de 2021.

Antecipação do 13º do INSS para aposentados e pensionistas em 2021

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o 13º para aposentados e pensionistas do INSS e o pagamento do abono salarial podem ser antecipados, se necessário.

Uma fonte do Ministério da Economia, porém, esclareceu que o governo federal está observando e que o anúncio dessas medidas depende do andamento da economia.

Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, antecipou, em audiência pública, a avaliação dessas medidas para calibrar a aterrissagem da economia.

Ele ressaltou que o governo não descarta “ferramentas que temos dentro do teto, completamente dentro do teto, e que, inclusive, usamos antes da PEC de Guerra”.

“Temos capacidade de antecipar benefícios, de diferir arrecadações. Existem várias ferramentas que vão permitir calibrar essa aterrissagem lá na frente”, disse.

Em março, o governo federal autorizou a antecipação do 13º dos segurados do INSS para estimular a economia no início das medidas de distanciamento social.

Na ocasião, também foi anunciada a antecipação do abono salarial e, ainda, a suspensão do recolhimento do FGTS, do PIS e do Cofins, por exemplo.

Maioria apoia 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas

Uma enquete do Instituto DataSenado mostra que 99% das pessoas consultadas concordam com a criação do 14º salário emergencial para trabalhadores e dependentes que recebem benefícios da Previdência Social em razão da pandemia de coronavírus.

O pagamento adicional é previsto no Projeto de Lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), e beneficiaria quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Para todos os participantes da pesquisa, o pagamento de um 14º salário é importante para o amparo social aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) durante a atual pandemia.

Além disso, 99% dos que responderam à pesquisa acreditam que o pagamento desse valor adicional contribuirá para estimular a economia. A enquete contou com 32.820 participantes entre os dias 1º de outubro e 2 de novembro.  

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados

WhatsApp chat