Artigos

7 vantagens para se tornar um microempreendedor individual (MEI)

7 vantagens para se tornar um microempreendedor individual (MEI)

Você já pensou em se tornar um MEI? Conheça as vantagens para fazer o seu registro como microempreendedor individual!

Esse artigo é para você que ainda não formalizou o seu pequeno negócio e gostaria de saber quais são os ganhos da formalização ao se abrir MEI.

Quem trabalha e vive como seu próprio patrão (ou patroa) deve se preocupar em relação a uma garantia futura do seu meio de sustento, como a aposentadoria, não é mesmo?

Pois bem!

Saiba que o MEI possui mais facilidade de contribuição para o INSS comparado a alguém que trabalha como profissional liberal (que é o contribuinte individual).

Com isso, o microempreendedor não ficará desamparado em casos de doença ou acidente e, ainda, num momento mais tardio da vida.

Afinal, a velhice chega para todos que vivem e todos merecem descanso nesse momento, quando lhe for conveniente!

Sem falar que, no caso de haver algum imprevisto das suas condições de saúde antes da velhice, impedindo de continuar o trabalho habitual, há mais possibilidades de pedir benefícios ao INSS, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Além disso, abrir a microempresa também é uma forma de manter os seus impostos em dia, já que possui uma forma facilitada de pagamento por valor reduzido, fixo e mensal que permite unir todas as contribuições devidas em torno de R$ 50,00 por mês.

Se você não se preocupa com o pagamento de impostos, sentimos em dizer que isso atrapalha no quesito de confiança do seu trabalho perante outras empresas e, até mesmo, possíveis consumidores que poderiam necessitar, mas desistem de contratá-lo em razão da sua falta de formalização.

Inclusive, as empresas que operam para outras empresas (como são os microempreendedores individuais) possuem redução de tributação em suas operações.

Assim, outras empresas irão sempre dar preferência a tratar de pessoa jurídica para outra pessoa jurídica quando se fala em negócios.

Estar em dia com suas contribuições fiscais e até previdenciária também visa a evitar riscos com a Receita Federal, impossibilitando que haja alguma dívida com o governo ou caia na famosa malha fina.

Para evitar transtornos como os citados acima para o seu negócio, elaborei a lista das 7 principais vantagens de se tornar um microempreendedor individual (MEI).

Veja só:

  1. POSSUI CNPJ

Deve ser o principal motivo para fazer a formalização como microempreendedor individual, gerando confiança e respeito no mercado através da abertura do CNPJ.

  1. FACILITA NEGÓCIOS COM O GOVERNO

Uma vez formalizado, as portas de abrem para pleitear serviços e firmar negócios perante as entidades governamentais.

  1. PODE EMITIR NOTA FISCAL

Ao trabalhar para outras empresas ou pessoas físicas, poderá emitir nota fiscal, o que facilita estar em dia com os impostos e gera respeito no trato com o destinatário final do serviço, possivelmente, um consumidor.

  1. PODE PEDIR EMPRÉSTIMO PARA PESSOA JURÍDICA (PJ)

Em instituições financeiras, há facilidade de realização de empréstimos e para adquirir outros serviços bancários sendo MEI.

  1. PAGA OS IMPOSTOS E O INSS EM VALOR FIXO, MENSAL E REDUZIDO

Como haverá uma contribuição mensal fixa, não precisa se preocupar com a contratação de especialista em contabilidade para o seu pequeno negócio (pelo menos, não no estágio inicial), pois os seus impostos e contribuição para o INSS já estão englobados naquele valor reduzido.

  1. PODE PEDIR BENEFÍCIOS DO INSS

Estar protegido para alguma eventualidade futura que afetem a realização do trabalho como MEI é um ótimo benefício! Assim, facilita a requerer a aposentadoria por idade e benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez).

  1. RECEBE APOIO TÉCNICO DO SEBRAE

O SEBRAE apoia e desenvolve os novos empreendedores que se inserem de modo formal no mercado, facilitando o crescimento do seu negócio!

Veja o gráfico abaixo para uma melhor visualização das vantagens de dar entrada no MEI para a sua pequena empresa:

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, acesse o Fale Conosco do Simples Nacional.

Entendeu agora por que vale a pena dar entrada no MEI? Acesse mais informações nas nossas redes sociais!


▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados