Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

Você entrou com recurso no INSS para reavaliar o seu pedido, mas não sabe o que fazer com a demora do INSS em dar uma resposta ao seu recurso?

Com certeza, essa demora na resposta do recurso ao INSS causa bastante ansiedade e estresse!

Vou explicar agora sobre os prazos e o que você pode fazer para adiantar o seu pedido.

O que é o recurso do INSS?

Após receber o resultado do INSS, você terá até 30 dias para contestar o resultado do seu pedido de benefício ou, ainda, do benefício que já esteja em andamento, mas foi cancelado.

Os recursos são muito comuns no INSS, pois, todos os meses, milhares de pessoas têm o benefício negado ou cancelado.

Então, essas pessoas também precisam recorrer para outra área do INSS, a fim de obter a reavaliação do seu pedido.

Portanto, se você teve o seu pedido de benefício negado, suspenso ou teve erros no seu processo, é possível entrar com o recurso.

A contestação do resultado do seu benefício será enviada para uma instância superior e será reanalisada por um conselho externo ao INSS.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

O INSS tem até 30 dias para responder o seu recurso!

Entretanto, é muito raro que a resposta saia dentro do prazo.

Esse atraso do INSS ocorre por diversos motivos, o principal é pelo reduzido número de funcionário e pelos milhares de processos iniciados todos os meses.

Contudo, você é o mais prejudicado nessa situação, pois está precisando do benefício e não tem nenhuma resposta.

O que fazer quando o INSS demora muito tempo para analisar seu pedido?

Infelizmente, a maioria das pessoas não costuma fazer nada.

Agora, você que está lendo esse conteúdo, é provável que queira tomar alguma atitude para resolver o problema!

O atraso do INSS faz com que você tenha direito de entrar com ação judicial para exigir a análise do seu recurso.

Em razão de o INSS ter passado do prazo máximo da lei, pode ser iniciado um processo chamado de “mandado de segurança”.

Nesse processo, vamos pedir ao juiz que ele obrigue o INSS a analisar quanto antes o seu recurso.

Com isso, o INSS pode aprovar ou negar o seu benefício no recurso. Se negar, ao menos você já pode ir para a próxima fase.

Em alguns casos, você pode fazer mais 1 recurso ao INSS, dependendo do benefício que foi solicitado.

Entretanto, mesmo após os recursos, o INSS pode continuar negando o seu pedido.

Então, se você tiver documentos que provem o seu direito, podemos iniciar um processo para que o juiz e um perito analisem o seu pedido.

Com isso, pode ser possível ter o seu direito reconhecido e aprovar o seu benefício no INSS.