Artigos

O que é o INSS? O que é a Previdência Social?

O que é a Previdência Social? | Como funciona?

Você vai conhecer agora mais detalhes sobre o que é o INSS, o que é a Previdência Social e para que ela serve e quem pode se inscrever para receber seus benefícios.

O que é a Previdência Social? E o INSS?

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, ele é um órgão do Ministério da Previdência Social, ligado ao Governo Federal.

Basicamente, o INSS é responsável por pagar as aposentadorias e vários benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social.

Contudo, o INSS só é responsável pelos contribuintes do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, ou seja, só incluem os trabalhadores do setor privado, os autônomos e os empregados domésticos.

Ah! É comum as pessoas chamarem o INSS de Previdência Social. Não tem nenhum problema nisso, mas os significados são um pouco diferentes.

A Previdência Social ou seguro social é uma forma de seguro público, e é ela que oferece proteção ao trabalhador contra vários riscos econômicos, por isso, a contribuição é obrigatória.

O seguro social é considerado um tipo de segurança social, e de fato os dois termos são por vezes usados como sinônimos.

Portanto, a Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar.

Também, é a garantia de um benefício nos casos em que impossibilite o segurado de trabalhar, de forma temporária ou permanente.

Resumindo: o INSS é o órgão do governo que é responsável pela operação da Previdência Social.

Quais benefícios são pagos pelo INSS?

São muitos benefícios pagos pelo INSS. Vou listar os mais comuns:

Existem outros benefícios, inclusive para grupos menores de pessoas que têm doenças específicas, como síndromes e hanseníase.

Por isso, a Previdência Social é um seguro para garantir renda aos contribuintes nos momentos em que eles mais precisam.

Infelizmente, nos últimos tempos, o INSS tem negado os pedidos de vários benefícios, até mesmo para economizar. Um absurdo!

Então, é essencial que você tenha atenção ao juntar os documentos para fazer o seu pedido de benefício e seguir as recomendações que publicamos aqui no nosso blog.

Além disso, não deixe de procurar ajuda de um advogado para te auxiliar a conseguir seu benefício!


▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Artigos relacionados